Mapa por Breno Alves

Sobre o evento

Informações retiradas do site do IFNMG

Os JIFENMG são promovidos pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com os campi, por intermédio dos professores de educação física ou outro representante legal, com as seguintes finalidades:

  1. Promover a formação humana pela prática esportiva;
  2. Valorizar o caráter educativo e socializador por meio do esporte;
  3. Respeitar o coletivo e as diferenças, criando a oportunidade de demonstrar o aprendizado esportivo adquirido nas atividades promovidas pela área de educação física;
  4. Integrar social e culturalmente os participantes, fortalecendo o vínculo entre os campi.

Logo e mascote

Escrito por Jairo (criador da logo e do mascote)

Almenara: palavra de origem árabe que significa farol, ponto de vigilância, fazendo menção à posição estratégica que a região exercia séculos atrás, cuja era a porta de entrada para a exploração de pedras preciosas das minas gerais.

Contudo, mais do que apenas pedras preciosas, o Vale do Jequitinhonha sempre possuiu belezas naturais preciosas. Tratando-se de Almenara, a cidade foi agraciada com uma grandiosa praia fluvial, às margens do rio Jequitinhonha, a charmosa "Praia da Saudade", considerada por muito tempo a maior praia de água doce do Brasil. E olha que não é história de pescador não, senhor!

Diante de tais circunstâncias, torna-se evidente a escolha do "Farolzinho" como mascote representativo da cidade, farol esse que ainda se faz presente no aeroporto municipal, todavia desativado há alguns anos. Quanto à logomarca, nada mais é que uma homenagem à bela vista que se tem a partir da “Praia da Saudade”, de onde é possível observar, com muito privilégio, o tradicional "Morro do Cruzeiro", outro cartão-postal almenarense.


Logo
Mascote