Xadrez Masculino

Escrito por Alan Souza

O que é?

Existem várias hipóteses sobre a criação e origem do xadrez, o que se acredita é que o jogo nasceu na Índia, por meados do século VI. Originou-se por influência das guerras e conflitos entre os povos, pois o jogo retratava o campo de batalha, com suas principais peças do combate. Com o passar dos anos as peças sofreram grandes evoluções, aprimorando peças e movimentos. Atualmente o xadrez é um jogo de estratégia, de caráter competitivo entre dois jogadores. O tabuleiro é caracterizado por 64 casas, 32 brancas e 32 pretas. Cada jogador comanda 16 peças, sendo elas as pretas ou as brancas. As brancas iniciam o jogo, em seguida as pretas jogam, assim ocorre jogadas alternadas.


Regras Principais

Movimentação das Peças:
Peão -> 8 para cada, se movimentam verticalmente e capturam diagonalmente, somente uma casa por vez exceto a primeira jogada que pode ser alternada entre uma ou duas casas.
Cavalo -> 2 para cada, se movimentam em formato de L, podendo saltar por outras peças.
Bispo -> 2 para cada, se movimentam diagonalmente.
Torre -> 2 para cada, se movimentam tanto verticalmente quanto horizontalmente.
Rinha -> 1 para cada, se movimenta horizontalmente, verticalmente e diagonalmente.
Rei -> 1 para cada, se movimenta horizontalmente, verticalmente e diagonalmente, mas uma casa por vez.


Jogadas especiais

-Roque
O roque é um único movimento feito ao movimentar duas peças simultaneamente, o rei e a torre, jogada feita para a proteção do rei ou para o aproveitamento do ataque da torre que estará no centro do tabuleiro. A dois tipos de roque; o pequeno quando o rei anda duas casas para o lado da torre mais próxima, e a mesma pula o rei, ficando ao seu lado. Já o roque grande é aquele em que o rei anda duas casas para o lado da torre mais próxima, e a mesma pula o rei, ficando ao seu lado. Este movimento só poderá ser efetuado se nenhuma das peças envolvidas tiver se movido antes, se não tiver peças entre elas, se o rei não estiver em cheque e o rei não pode passar, nem ficar em casas de ataque inimigos.
-Ao Passar
Jogada efetuada quando o peão está na quinta fila e o outro peão adversário avança duas casas, passando assim do seu lado.
-Promoção
Jogada realizada quando o peão consegue atravessar todo o tabuleiro chegando na ultima casa, podendo ser trocado por uma rainha, torre, bispo ou cavalo.


Campeões Passados

1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
Arinos Salinas Almenara

Ícones do Esportes

- Garry Kasparov:
Kasparov ex-campeão mundial de xadrez, um dos maiores enxadristas do mundo, nasceu no Azerbaijão, no dia 13 de abril de 1963. Desde muito pequeno era considerado um grande jogador, participando de diversos campeonatos juvenis e adultos. Ele foi o mais novo, aos 22 anos, a se tornar campeão em 1985. Manteve o título de melhor jogador de xadrez por anos até 1993.
- Bobby Fisher:
Robert James Fisher nasceu nos EUA, no dia 09 de março de 1945 e morreu no dia 17 de janeiro de 2008. Bobby ainda muito novo, aos 6 anos, aprendeu jogar xadrez com sua irmã mais velha, aos 13 participava de campeonatos profissionais dando muito trabalho para grandes nomes do xadrez, como Donald Byrne, e logo no ano seguinte se consagrou campeão norte-americano, fato que se repetiu 8 vezes.
- Magnus Carlsen:
Magnus nasceu na Noruega, dia 30 de novembro de 1990. Em sua infância Magnus não demonstrava interesse pelo esporte xadrez, mas sim pelo futebol. Depois de anos ele começou a participar de diversos campeonatos, e aos 13 anos, tornou-se mestre internacional de xadrez. Passaram anos, os quais foram de grande aperfeiçoamento de suas habilidades e táticas do seu modo de jogar, tendo como treinador o lendário Bobby Fisher. Assim em pouco tempo chegou ao numero 1 do ranking de xadrez no mundo, recebendo o título, em 2016, de campeão mundial absoluto de xadrez. Magnus é o melhor enxadrista da atualidade, sendo capaz de memorizar 500 mil jogadas diferentes, e em um jogo estará 20 jogadas a sua frente.


Vídeo explicativo


Atletas