Voleibol Masculino

Escrito por Davi Otoni Saraiva

O que é?

Voleibol, popularmente chamado de vôlei, é um esporte mundialmente conhecido. É praticado em uma quadra dividida em duas partes, por uma rede, sendo que cada time possui em quadra 6 jogadores. O desporto possui como objetivo marcar pontos, fazendo com que a bola toque o chão adversário.


Regras Principais

O time deve possuir 12 jogadores, 6 titulares e 6 suplentes, sendo que deve possuir sempre um líbero em campo. Enquanto a bola está no seu lado, o time pode dar somente três toques, sempre alternando, pois em caso de dois toques por um mesmo jogador, a bola é dada ao time adversário.
O campo deve ter 18 x 9 metros, tendo a rede no meio com altura variável de acordo ao sexo, sendo 2,43 metros para homens.
Cada quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 3 metros")
No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida). O espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede e o vertical é delimitado pelo ginásio em si. Caso a bola toque a antena ou as bordas do ginásio o ponto é dado ao oponente que tocou por último.
O vôlei é dividido em sets, sendo comumente sets de 25 pontos, mas o time só vence se houver 2 pontos de diferença do oponente. O time deve completar 3 sets, caso haja um empate de 2 sets a 2, os times disputam o tie-break, um set reduzido, com apenas 15 pontos, sendo necessário também a diferença de dois pontos.
Cada técnico possui o direito a 6 substituições por set e cada jogador só pode ser substituído uma vez, exceto o líbero.
Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.
No início do set, o jogador na posição 1, deve fazer o saque. O primeiro toque na bola é chamado de recepção, tem a função de evitar com que a bola caia na área válida, o último, tem a função principal de ataque para marcar o ponto.
Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.
Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.
Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.
Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.
Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximo da rede, o jogador cometerá falta.


Fundamentos

Os fundamentos do vôlei estão baseados nos:
-Saques
-Passes
-Levantamentos
-Ataques
-Bloqueios
Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.
Se ele ultrapassar o limite, a bola vai retornar para seu adversário sacar. Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.
A chamada “zona de saque” representa o local onde o jogador (sacador) deve permanecer para lançar a bola. Trata-se de uma área de 9 metros de largura, situada após cada linha de fundo.
Após o saque, tem-se os passes de bolas. Ou seja, os movimentos realizados entre os jogadores que recebem a bola. O passe mais comum e conhecido é a manchete. Esse passe é realizado com as mãos unidas.
Os levantadores são os jogadores responsáveis por receberem os passes. Como o próprio nome já indica, eles levantam a bola com a ponta dos dedos. Em seguida, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.
Os atacantes colocam muita força na jogada e com um grande salto objetivam tocar o chão da equipe adversária para fazer o ponto.
Os adversários podem, no entanto, realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.


Curiosidades

Os primeiros jogos de vôlei foram realizados com uma bola constituída por uma câmara de bola de basquete coberta de couro. Hoje ela é geralmente mais leve e feita de couro sintético.
A primeira quadra de voleibol tinha cerca de 15 metros de comprimento por 7,60 metros de largura. Atualmente, a quadra mede 18 metros por 9 metros.
A primeira rede de vôlei possuía uma altura de 1,98 m (do chão ao bordo superior).
Inicialmente, a rede tinha um comprimento aproximado de 8,3 metros. Já hoje, ela possui 9,5 a 10 metros de comprimento.
Dia 27 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Vôlei”.

Campeões Passados

1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
Arinos Pirapora Salinas

Ícones do Esporte

Alexandre Samuel (Tande)
Dono de uma medalha de ouro olímpica e uma mundial, é jogador renomado mundialmente e já jogou vôlei de praia por algum tempo.
Bernardo Rocha de Rezende (Bernardinho)
Um dos maiores campeões do voleibol já atuou como jogador e treinador. Possui mais de 30 títulos, como técnico da seleção masculina e feminina.
Gilberto Godoy Filho (Giba)
Um dos mais famosos jogadores de vôlei do mundo, possui cerca de oito medalhas de ouro na liga mundial, tricampeão mundial e um ouro olímpico.


Vídeo explicativo


Atletas