Natação Masculina

Escrito por Davi Otoni Saraiva

O que é?

A natação desportiva é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os quatro estilos básicos: crawl, peito, costas e borboleta. Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896.


Regras Principais

As competições são divididas de acordo com o tamanho do percurso, que pode ser de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m, e também modalidades de tipos de nados, já citados na introdução. Os estilos de nados, são especificações sobre a movimentação do nadador, como dever mover os braços e pernas etc.
Existe o modo medley, em que são vários tipos de nados em uma única competição. Algumas vezes o modo medley e o livre, ocorre revezamento de nadadores.
Cada competição é disputada por no máximo 8 competidores. Os competidores devem iniciar fora da piscina, sendo que somente no nado costas, os nadadores iniciam dentro.
O modelo oficial da piscina em uma competição apresenta 50 m de comprimento, sendo que cada raia possui 2,5 metros de largura. A profundidade não pode ser menor que 1,35 metros. Quando a temperatura da água está muito elevada fica difícil respirar, por isso ela não pode exceder os 21°C.

Infrações:
Quando o atleta queima a saída duas vezes.
Quando nenhuma parte do corpo do atleta encosta na borda da piscina durante a virada.
Quando as duas mãos não batem na borda da piscina ao mesmo tempo nas modalidades peito e borboleta.
Quando o atleta faz uma pernada vertical de golfinho na saída da prova ou durante a virada.
Em provas com revezamento a equipe poderá ser eliminada se o atleta que está aguardando pular na piscina antes do seu parceiro terminar o percurso e encostar na borda da piscina.


Campeões Passados

Modalidades 1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
4x50 Medley Pirapora Montes Claros Januária
100m Peito Montes Claros Januária Januária
100m Livre Almenara Montes Claros Januária
50m Borboleta Pirapora Salinas Salinas
50m Costas Pirapora Salinas Pirapora
50m Peito Montes Claros Salinas Pirapora
50m Livre Salinas Januária Montes Claros
4x50 Livre Pirapora Montes Claros Januária

Ícones do Esportes

Michael Phelps
Considerado um dos melhores nadadores da história, Phelps é dono de 37 recordes mundiais e possui 25 medalhas, sendo 21 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

César Cielo
Dono de 3 medalhas olímpicas, sendo 1 de ouro e 2 de bronze, é um dos maiores nomes da natação brasileira. Também possui 6 medalhas em campeonatos mundiais de natação.

Gustavo França Borges
É um dos maiores nomes da natação brasileira, ganhador de muitas competições como: 100m Livres em Havana 1991, pelo Pan-Americano. Foi Prata nos 100 metros livres em Barcelona 1992, nas olimpíadas.


Vídeo explicativo


Atletas