Lançamento de Dardos Masculino

Escrito por Augusto Souza Rocha

O que é?

Lançamento de dardos é uma prática esportiva que surgiu na Grécia Antiga que consiste no lançamento de um objeto em formato de lança, onde o atleta toma um impulso correndo e em seguida fazendo um giro com o corpo e lança o dardo.


Regras Principais

O dardo é feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. Para o homem, é usado um dardo de 2,7 metros de comprimento, pesando 800 gramas. A pista usada possui 34,9m de comprimento e 4m de largura. Não são permitidos lançamentos que não estejam de acordo a IAAF (Federação Internacional de Atletismo). O dardo precisa ser seguro pela empunhadura e em seguida lançador por cima do braço que está levantado ou dos ombros. O Atleta não pode ficar completamente virado a ponto de seu rosto fique na direção oposto do seu lançamento. Caso o lançador saia da zona de lançamento antes, durante ou depois do lançamento ou caso o dardo toque o chão sem ser pela sua ponta dianteira, ele é desclassificado. O vencedor é aquele que conseguir uma melhor distância de lançamento. Em caso de empate, o vencedor será aquele de maior distância na segunda marca.


Curiosidades

Era uma modalidade considerada nobre durante a Grécia Antiga.
A modalidade surgiu novamente na Alemanha e na Suécia no século XIX.
Sua primeira aparição foi em 708 a.C.
O lançamento de dardos foi introduzido como modalidade olímpica em 1908, em Londres.


Ícones do Esporte

Thomas Röhler (da Alemanha): nascido em Jena na Alemanha (30 de setembro de 1991), é um atleta e campeão olímpico alemão no lançamento de dardo. Foi campeão nacional alemão nos anos de 2012, 2013 e 2015.

Jan Železný (Ex-atleta da Republica Checa)


Vídeo explicativo


Atletas