Handebol Masculino

Escrito por Samara Pereira Lopes

O que é?

O Handebol é uma modalidade esportiva, jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O objetivo do jogo é marcar gols com as mãos, já que jogar com os pés é proibido, e para isso a bola tem que atravessar totalmente o gol.


Regras

• São necessárias duas equipes com sete jogadores e em campo e até sete jogadores reserva;
• Cada partida dura em torno de 60 minutos, divididos igualmente em dois tempos de 30 minutos;
• Caso haja empate, há uma prorrogação com dois tempos de 5 minutos;
• O goleiro é o único dos jogadores que pode utilizar os pés, apenas para realizar defesas;
• A dimensão da quadra é de 40 x 20 metros, com piso de madeira ou emborrachado;
• Seu principal objetivo é marcar gols e assim conseguir a vitória, para isso a bola deve atravessar totalmente a linha do gol;
• Existem atuações diferentes durante o jogo:
- Goleiro: Joga no Gol e é o único que pode defender a bola com o pé.
- Pontas: Tem dois jogadores, um esquerdo e outro direito. Os pontas jogam bem, na ponta da quadra, para atrair a atenção para eles e o meio da área ficar livre, sem defensor.
- Meias: Também são dois atletas e ficam um pouco mais para o meio da quadra do que o ponta.
- Armador Central: É o armador da equipe praticamente todas as bolas passam pela mão dele. Ele deve ser o mais habilidoso da equipe.
- Pivô: Joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros.


Fundamentos

Empunhadura: ocorre quando o jogador segura a bola de handebol com uma das mãos.
Recepção: ocorre quando o jogador recebe a bola de um passe de outro jogador.
Passe: quando a bola e arremessada das mãos de um jogador para as do outro do mesmo time. Os principais tipos de passe são, passe acima do ombro, passe em pronação, passe por de trás da cabeça, passe por de trás do corpo, passe para trás e passe quicado.
Arremesso: quando um jogador lança a bola em direção ao gol adversário. Seus principais tipos são, arremesso com apoio, arremesso em suspenção, arremesso com queda e arremesso com rolamento.
Drible: quando um jogador passa pelo outro e se mantém com a posse da bola. Seus principais tipos são, drible alto e drible baixo.
Finta: quando um jogador ameaça arremessar a bola em alguma direção, para fazer o adversário se desequilibrar.

Ícones do Esporte

Bruno Bezerra Souza (Bra) Nascido em Niterói, iniciou sua carreira como professor no Centro Educacional de Niterói. Em seguida entrou para o clube Niterói Rugby, onde foi revelado e considerado um dos melhores jogadores do país, e aos 18 anos foi para uma das melhores equipes do país.
Magnus Wislander (Sue) Nascido em Gotemburgo, teve um início de carreira um pouco curioso, por não poder largar sua profissão de carteiro para focar apenas no esporte. Após se destacar em times do handebol regional, se destacou e ganhou atenção e foi convocado para jogar pela seleção de seu país.


Curiosidades

Quando surgiu o Handebol, havia um total de 22 jogadores, ou seja, 11 em cada equipe e hoje o número foi reduzido para 14 no total, com 7 jogadores em campo de cada equipe.
Além do handebol de quadra, sua prática na praia começou a se expandir cada vez mais. Ainda que semelhantes, no handebol de praia o tempo total de partida é de 20 minutos. Portanto, são duas partidas de 10 minutos cada e um intervalo de 5 minutos.

Campeões Passados

1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
Pirapora Araçuaí Januária

Vídeo explicativo


Atletas