Basquete Masculino

Escrito por Nathan Marques Moreira

O que é?

O termo “basquetebol” vem da língua inglesa, onde “basket” significa “cesto” e “ball”, bola. Portanto, no inglês é “Basketball”. O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. É jogado com uma bola onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.


Regras Principais

O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela. Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar. Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados. O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque. Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado (ou quicado), passe de ombro e passe por cima da cabeça. Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump. As chamadas "enterradas" ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto. Note que os jogadores não podem dar mais de três passos com a bola na mão. Antes disso, ele deve passar para o colega do time. Num jogo de basquete um jogador não pode receber mais que 5 faltas. Se isso acontecer, ele está fora do jogo. As faltam podem ser cometidas quando o jogador dá mais de dois passos sem quicar a bola. Além disso, o jogador não pode permanecer mais que 5 segundos com a bola nas mãos. Isso faz com que o basquete seja um jogo bem dinâmico. Já na área denominada “garrafão”, os jogadores não podem permanecer mais de 3 segundos. Por fim, e como é óbvio, agressões entre jogadores são consideradas faltas e ainda, se encostar nos braços ou mãos do adversário que está com a bola.


Campeões Passados

1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
Arinos Araçuaí Salinas

Ícones do Esportes

Americanos: Magic Johnson, Michael Jordan, LeBron James, Larry Bird,
Brasileiros: Oscar Schmidt e Leandro Barbosa.


Curiosidades

• No campeonato da NBA nos Estados Unidos, o tempo também é dividido em 4 períodos, contudo, cada um possui 12 minutos, ao invés de 10.
• No início o cesto de basquete não era furado. Ou seja, cada vez que a bola entrava no cesto, alguém precisava tirá-la com auxílio de uma escada.
• A pontuação mais alta na história do basquete ocorreu em 1983 entre as equipes Denver Nuggets e os Detroit Pistons. O placar atingiu 370 pontos (186 a 184) com vitória do Detroit Pistons.
• Mats Wermelin, um sueco de apenas 13 anos, entrou para o Guinness Book, visto que em 1974 marcou o maior número de pontos individuais. No total, foram 272 pontos numa só partida.


Vídeo explicativo


Atletas