Atletismo Masculino

Escrito por Samara Pereira Lopes

O que é?

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.


Regras Principais

• Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
• Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
• Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
• REVEZAMENTO 4x100m RASOS: A corrida de revezamento 4x100 é uma modalidade olímpica de atletismo que exige bastante velocidade, controle e habilidade dos atletas. O objetivo da prova é concluir uma volta inteira na pista padrão de 400 metros, carregando um bastão que deve ser passado entre os atletas da equipe. Cada equipe possui 4 atletas que correrão na mesma raia, sendo que, cada um correrá cerca de 100 metros carregando o bastão.

Regras Principais do revezamento 4x100m rasos:

A corrida de revezamento, como visto, é divido em 4 etapas, cada etapa possui 100m. Nas provas, os atletas têm como objetivo explosão de velocidade (tiros curtos, mas capazes de proporcionar alta velocidade).
Entre as principais regras do revezamento 4x100m, estão:
• Cada equipe deve respeitar a sua raia (caminho delimitado para o atleta). A única exceção é caso o bastão caia e saiu da raia, mesmo assim terão que voltar rapidamente para sua delimitação.
• No fim de cada etapa os atletas têm um espaço de 20 metros para passar o bastão para o seu companheiro. Esse é um momento muito delicado, pois pode gerar a desclassificação (inclusive se o bastão não for entregue no espaço dos 20 metros).
• Cada atleta corre 100 metros para completar um volta no estádio.
Motivos para desclassificação de uma equipe: troca de bastão realizada de modo impróprio; alcançar outro competidor de forma inadequada (saindo da sua raia); perda de bastão; impedir que o adversário passe propositalmente; interferir o outro competidor de qualquer maneira.


Curiosidades

-É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.
- As mulheres fizeram a estreia no atletismo olímpico somente em 1928 (Olimpíadas de Amsterdã). Nesta edição, as mulheres participaram das provas de revezamento 4x100m, salto em altura, lançamento de disco, 100 m e 800 m.


Campeões Passados

Modalidade 1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
4x100 m Pirapora Montes Claros Janaúba
100m Salinas Almenara Arinos
200m Almenara Pirapora Januária
400m Salinas Januária Almenara
800m Salinas Januária Pirapora
1500m Almenara Arinos Januária
5000m Almenara Arinos Pirapora

Ícones do Esportes

- 100 metros rasos: Usain Bolt (Jamaica) com 9,58 segundos.
- 100 metros rasos: Florence Griffith Joyner (EUA) com 10,49 segundos.
- 400 metros rasos masculino: Wayde Van Niekerk (África do Sul): 43.03s


Vídeo explicativo


Atletas