Atletismo Feminino

Escrito por Samara Pereira Lopes

O que é?

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.


Regras Principais

• Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
• Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
• Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
• REVEZAMENTO 4x100m RASOS: A corrida de revezamento 4x100 é uma modalidade olímpica de atletismo que exige bastante velocidade, controle e habilidade dos atletas. O objetivo da prova é concluir uma volta inteira na pista padrão de 400 metros, carregando um bastão que deve ser passado entre os atletas da equipe. Cada equipe possui 4 atletas que correrão na mesma raia, sendo que, cada um correrá cerca de 100 metros carregando o bastão.

Regras Principais do revezamento 4x100m rasos:

A corrida de revezamento, como visto, é divido em 4 etapas, cada etapa possui 100m. Nas provas, os atletas têm como objetivo explosão de velocidade (tiros curtos, mas capazes de proporcionar alta velocidade).
Entre as principais regras do revezamento 4x100m, estão:
• Cada equipe deve respeitar a sua raia (caminho delimitado para o atleta). A única exceção é caso o bastão caia e saiu da raia, mesmo assim terão que voltar rapidamente para sua delimitação.
• No fim de cada etapa os atletas têm um espaço de 20 metros para passar o bastão para o seu companheiro. Esse é um momento muito delicado, pois pode gerar a desclassificação (inclusive se o bastão não for entregue no espaço dos 20 metros).
• Cada atleta corre 100 metros para completar um volta no estádio.
Motivos para desclassificação de uma equipe: troca de bastão realizada de modo impróprio; alcançar outro competidor de forma inadequada (saindo da sua raia); perda de bastão; impedir que o adversário passe propositalmente; interferir o outro competidor de qualquer maneira.


Curiosidades

• Recordes (de acordo com a Federação Internacional de Atletismo - IAAF):
Marca: 40,82 segundos;
País: Estados Unidos da América (EUA);
Atletas: Carmelita Jeter, Bianca Knight, Allyson Felix, Tianna Madison;
Data: 10 de agosto de 2012;
Local: Londres;


Campeões Passados

No JIFENMG - 2017, realizado em Pirapora, os campeões na prova de REVEZAMENTO 4x100m foram:

Modalidade 1° Lugar 2° Lugar 3° Lugar
4x100 m Janaúba Pirapora Montes Claros

Ícones do Esporte

• Equipes Americanas:

1- Carmelita Jeter, Bianca Knight, Allyson Felix, Tianna Madison (Ouro Olimpíadas de Londres 2012);
2- Tianna Bartoletta, English Gardner, Allyson Felix, Tori Bowie (Ouro Olimpíadas do Rio 2016);

• Equipes Jamaicanas:

1- Shelly-Ann Fraser-Pryce, Elaine Thompson, Christania Williams, Veronica Campbell-Brown (Prata Olimpíadas do Rio 2016);
2- Shelly-Ann Fraser-Pryce, Sherone Simpson, Kerron Stewart, Veronica Campbell-Brown (Prata Olimpíadas de Londres 2012).


Vídeo explicativo


Atletas